O Grupo Bahamas, mostrando mais uma vez o compromisso com a sustentabilidade em suas operações, está em processo de instalação de uma usina solar fotovoltaica em seu Centro de Distribuição para a geração limpa e renovável de energia elétrica. O investimento, da ordem de R$ 2.800.000 (usina + subestação), irá compensar o consumo de sete instalações do Grupo.
Para se ter ideia da dimensão do projeto, com geração de 1MWp instalado (840kW de Potência Total CA), a usina poderia abastecer aproximadamente 550 residências, com consumo médio de 200KWh por mês, sendo a maior usina em cobertura de edificação da Zona da Mata Mineira.
Como funciona o projeto?
As células solares fotovoltaicas instaladas, em parceria com a empresa ENGIE, na cobertura do Centro de Distribuição do Grupo Bahamas, localizado em Juiz de Fora – MG, sob a incidência de luz solar, geram energia elétrica em corrente contínua, que é convertida em corrente alternada por 14 inversores de 60kW. Após a conversão para corrente elétrica alternada, a tensão elétrica é elevada para média tensão na faixa de 22kV através de uma subestação com transformador de 1MW, e a energia elétrica é enviada para a rede de distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. Esta energia gerada e injetada na rede de distribuição da Cemig é compensada no consumo de sete instalações do Grupo Bahamas, através da modalidade de autoconsumo remoto.
Informações técnicas
- Área total de módulos = 5.126,35 m²
- Área total do sistema = 22.436,92 m²
- Equivalência em módulos = 2304 módulos de 435Wp.