Vitamina B12: entenda a importância e confira os alimentos ricos nesse micronutriente

A vitamina B12 é um micronutriente essencial para a saúde de todo o nosso corpo. Além de fazer bem para o metabolismo e a saúde muscular, ela tem grande papel em nossa energia e disposição.

Por isso, é importante ter uma dieta rica nesse nutriente. Para ajudá-lo nisso, preparamos um artigo sobre a importância da vitamina B12 e uma lista de alimentos que são fonte de seus benefícios.

Continue lendo para saber mais.

A importância das vitaminas

Uma alimentação saudável precisa ser rica em vitaminas. Indispensáveis para a saúde do nosso corpo, essas substâncias orgânicas auxiliam no metabolismo celular. Além disso, elas favorecem a absorção de nutrientes.

Ou seja, ingerir vitaminas com frequência significa tornar o seu corpo mais resistente a vírus e bactérias. Outros benefícios incluem melhora na pele e na resistência dos cabelos e unhas.

Vitamina B12: conceito e importância

A vitamina B12 faz parte do Complexo B, um grupo de vitaminas que atuam no metabolismo e na saúde dos músculos. Por isso, são essenciais para manter a saúde da pele, dos nervos, dos olhos, do cabelo e do fígado. Há, ainda, grande papel na produção de energia do corpo.

No entanto, a vitamina B12 se difere das outras por auxiliar na formação de glóbulos vermelhos no sangue e no processo de divisão celular. Assim, o micronutriente contribui para a imunidade e para um melhor metabolismo energético, dos carboidratos, gorduras e proteínas. Ele também está envolvido na produção de DNA e RNA e na formação dos neurônios.

Tudo isso resulta em uma melhora na saúde física e mental, trazendo mais disposição para o dia a dia e uma melhora nos sistemas nervoso e cardiovascular.

Alimentos ricos em vitamina B12

O mais comum é encontrarmos a vitamina B12 em alimentos de origem animal. Isso porque, originalmente, ela está presente em bactérias que existem no subsolo e, ao serem digeridas por animais herbívoros, liberam o nutriente.

Entretanto, ainda é possível ingerir vitamina B12 através de alguns vegetais. Abaixo, veja alguns exemplos de alimentos para adicionar na sua dieta:

Laticínios

Em 100g de leite, há aproximadamente 1mcg de vitamina B12! Ou seja, produtos como queijo, manteiga e iogurte são grandes aliados para uma dieta saudável.

Ovos

Dois ovos fornecem cerca de 1,1mcg de vitamina B12. Uma boa ideia é adicionar esse ingrediente na sua rotina de café da manhã!

Carne vermelha

A carne vermelha é capaz de cobrir as necessidades diários do micronutriente, com cerca de 2,4mcg encontrados em 100g de bife. E o melhor: há uma infinidade de receitas possíveis!

Salmão

Uma boa notícia para os amantes de peixes. Em uma porção de 100g de salmão, há cerca de 2,8mcg de vitamina B12.

Fígado

Comumente recomendado quando há deficiência de vitamina B12 no corpo de um paciente, o fígado é um dos alimentos mais ricos no micronutriente. Uma porção de 100g pode conter até 70mcg!

Cogumelos

Uma das opções de fonte de vitamina B12 que não são de origem animal, os cogumelos contêm cerca de 0,09mcg a cada 100g.

Alfafa

A alfafa é uma leguminosa germinada, grande fonte do micronutriente. É possível consumi-la crua ou adicionar em chás, sucos e saladas.

 

Agora, é só adicionar os alimentos acima na sua lista de compras e se preparar para aproveitar os benefícios da vitamina B12! E para fazer as compras com os melhores preços, tem que ser no Bahamas. Clique aqui para conferir as nossas ofertas.

Compartilhe:
Ofertas do dia

Seja bem-vindo a nossa loja.

Escolha uma cidade para conferir as ofertas e economizar.