Abertura da 14ª Semana do Desafio Paralímpico: momentos de alegria e inclusão no ginásio da SEL
Foi com muita festa, sorrisos no rosto e sentimento de inclusão o desfile de abertura da 14ª Semana do Desafio Paralímpico 2022, promovido na manhã de sábado, dia 24 de setembro, no Ginásio da Secretária de Esporte e Lazer (SEL), em Juiz de Fora. “Nós podemos, nós somos. Nada sem nós, viva a Inclusão”, diz um trecho do texto do juramento do atleta, lido na solenidade.
A cerimônia contou com a participação do gerente de marketing do Grupo Bahamas, João Paulo Rodrigues, do Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura, Marcelo Matta, da Secretária de Educação, Nádia de Oliveira Ribas, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Valéria Andrade, do presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Tiago Bonecão, e do diretor da Faculdade de Educação Física da UFJF, Jefferson Vianna.
A competição é fruto da parceria entre a SEL e o Grupo Bahamas. A Semana integra a programação geral do mês de luta da pessoa com deficiência da Prefeitura de Juiz de Fora e é destinada à comunidade PCD (Pessoa com Deficiência).
O objetivo é divulgar o programa “Paradesporto SEL”, da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, junto à sociedade, atraindo novos participantes com o intuito de inseri-los na cultura paradesportiva, e, desta forma, contribuir para a inclusão social.
Bahamas abre 500 vagas
“Com parte da nossa responsabilidade social e ambiental, estamos abrindo um processo seletivo, algo que já é cultural da empresa. Nessa semana que fizemos a Semana da Inclusão, a gente abriu um processo com mais de 500 (quinhentos) vagas. Estou falando de vagas para todos os níveis de PCD (pessoas com deficiências), então conseguimos incluir não só dentro da loja, mas na área administrativa também vários tipos de pessoas com deficiência”, afirmou João Paulo.
Quem tiver interesse em participar do processo seletivo que o Grupo Bahamas está promovendo para PDC podem utilizar o telefone (32) 2104-9400, pedir para falar com o recrutamento de seleção, pelo e-mail [email protected], ou procurarem pessoalmente o departamento de Recursos Humanos do Bahamas.
Esporte é inclusão
“O esporte é importante para todos, independente, principalmente para as pessoas com algum tipo de necessidade, porquê ele provoca, promove, algum tipo de inclusão”, observa o Diretor da Faculdade de Educação Física da UFJF, Jefferson Vianna. Aproveitando a oportunidade, ele divulgou, ao lado do Secretário de Esporte e Lazer, o acordo entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e a UFJF de um projeto de extensão, com início ainda neste ano, que, segundo o dirigente, tornará a Faefid um centro de desporto paralímpico, de referência nacional.
Programação
A agenda de atividades da Semana é a seguinte:
SEGUNDA-FEIRA, dia 26
14h Ginásio da SEL: o encontro inusitado entre a Bocha Paralímpica e a Bocha convencional do Bola Show. No mesmo horário, na escola estadual Maria das Dores, a disputa do Futebol Adaptado
TERÇA-FEIRA, dia 27
14h: na escola estadual Maria das Dores, a disputa do Polybat, Nível
QUARTA-FEIRA, dia 28
14h na UFJF: Natação Paralímpica
QUINTA-FEIRA, dia 29
13h: Ginásio da SEL, disputa do Futebol Adaptado Nível Dois.
18h30: Ginásio do IF Sudeste (bairro Fábrica), o jogo de Futsal entre a Associação dos Surdos de Juiz de Fora e o Projeto de Futsal do Instituto Federal.
SEXTA-FEIRA, dia 30
A partir das 8h na UFJF: Atletismo Paralímpico
14h: encerrando a Semana de Desafios, o Polibat Nível Dois, na escola estadual Maria das Dores.
Confira as modalidades e equipes que integram a 14ª Semana do Desafio Paralímpico (participantes do desfile de sábado):
Paradesporto SEL/JF – Atletismo;
Paradesporto SEL/JF – Bocha;
Paradesporto SEL/JF – Futebol;
Paradesporto SEL/JF – Goalball;
Paradesporto SEL/JF – Natação;
Paradesporto SEL/JF – Polybat;
ACJF – Associação dos Cegos de Juiz de Fora;
ASJF – Associação dos Surdos de Juiz de Fora;
APAE de Juiz de Fora;
CEC – Centro Especial de Convivência;
Escola Estadual Maria das Dores de Sousa;
Escola Estadual Maria Ilydia (Ilídia) Rezende Andrade;
Escola Estadual Delfim Moreira;
Escola Municipal Theodoro Frederico Mussel;
Equipe Superamigos;
IMEPP – Atendimento Socioassistencial;
Centro Educacional RAS (Intercolegial);
Escola Estadual Ali Halfeld (Intercolegial);
Escola Estadual Coronel Antônio Alves Teixeira (Intercolegial);
Escola Estadual Francisco Bernardino (Intercolegial);
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques (Intercolegial);
Escola Municipal Professora Thereza Falci (Intercolegial);